Followers

sexta-feira, 19 de março de 2010

I am the Morning




'oh love so much to give

and too few to share it with
wastes you away'




Em todo momento, por mais insignificante que seja, nos é dada uma escolha a fazer. Todos temos escolhas, todo o tempo. É difícil dizer se há escolha certa ou errada, boa ou má, verdadeira ou mentirosa... Mas certamente é possível basear a escolha em um resultado ou outro, dependendo do que se deseja alcançar.

Seria muito fácil dessa forma, fazer as escolhas certas, pois de forma geral todos tem uma boa noção do que é bom, desejável, louvável, salvo exceções. A grande dificuldade está mesmo é na natureza humana, que traz características que complicam sobremodo a tomada da decisão que seria mais condizente com o desejado por (quase) todos.

A cada dia vemos desvirtudes se espalharem como um eficiente veneno, contaminando pensamentos, sentimentos, decisões... E fica cada vez mais difícil sobrepor essa natureza corrupta que sempre nos puxa para o lado da decisão mais cômoda, que nos resguarda, nos esconde, nos protege, mas nos engana. Que prazer pode haver, portanto, em maldizer alguém? Será alguma mente capaz de discernir com perfeição o merecedor da ação boa ou má? Impossível...

O homem tenta colocar rédeas em si mesmo desde que se entende como ser, e sempre falha miseravelmente. O que podemos fazer é confiar num padrão de conduta, crer na sua eficácia, por crer que ele veio de quem nos conhece melhor que nós mesmos, ou que qualquer outro.

É duro ver cada manhã trazer mais dor, ódio e loucura, e cada noite trazer à consciência nossa parcela de culpa e responsabilidade sobre isso. É duro quando a lança usada para proteger se vira contra sua garganta, e nada pode ser feito além de suspirar por redenção, ou se acovardar imerso numa falsa ignorância e autopiedade.

Em contrapartida, como é fácil ver uma atitude de amor e altruísmo se dissolver na dureza dos corações que sequer a percebem? Então todo aquele esforço parece ter sido em vão e uma nova atitude da mesma natureza dificilmente se seguirá. O amor constrói, de forma mais sólida que se possa imaginar, mas hoje, tal matéria prima dificilmente pode ser encontrada.

A verdade é que há uma fonte dela, e somente uma. Os que já conhecem a fonte, sabem da dificuldade para se chegar até ela diariamente, e os que nunca decidiram pagar o preço para ir até ela, duvidam de sua existência e ridicularizam o valor e a essência do que ela produz. Mas bem aventurados serão os que confiarem por si só nesse poder.

O meio que trouxe interação, comunicação e vida ao homem é também o que mais o fere. O poder da intenção, manifesto em atitudes tantas vezes impensadas é a lança que se vira contra a face do que a carrega. A escolha dessa vez não nos cabe, dessa vez o caçador é a caça, o guerreiro é a vítima.

Escolhas... incrível como algo tão incerto e etéreo pode mudar tudo. Mais incrível ainda é quão difícil é ter domínio sobre algo que deveria ser uma prerrogativa exclusiva de cada um. A sensação de não ter controle sobre si mesmo, a despeito do que sua mente diz, é horrível.

O que fazer contra conceitos formados por opiniões, por interpretações de atitudes ou falas, se cada mente gera uma diferente, e cada coração sente de maneira diversa? Como querer se responsabilizar por algo que é completamente vago, volátil e mutável?

Acho que somente seres humanos realmente muito próximos do criador foram capazes de compreender esse mistério, e vivê-lo de forma efetiva. O caminho é longo, duro, e tendo por base o forte magnetismo de repulsão que a humanidade se tornou hoje, é certamente um milagre manifesto.

Mas para quem entregou sua vida, seus caminhos e suas decisões para o Criador, milagres deveriam ser tão comuns quanto respirar. É assim que deve ser. A renúncia do eu em busca da escolha certa.

O desligamento da ideia de que é possível ser corretamente compreendido num mundo onde a informação é tão forjada, os conceitos tão viciados, e a compreensão já tão manchada e deturpada... Uma tela desenhada a óleo nunca será firme como a criada por pulsos firmes.

Nesse momento o silêncio é a resposta. O silêncio que marcou a vida de tantos que admiro, que é compreendido por tão poucos e incompreendido por quase todos. Esse é meu amigo, meu companheiro.

"laissez faire, laissez aller, laissez passer"... o mundo move por si mesmo, a verdade é revelada por si só...

esse é um dos maiores mistérios da humanidade.

Não suba no altar, pequeno homem, pois és pequeno.
Não almeje admiração daqueles que sequer compreendem o que dizes ou queres fazer.
Não aspire subir degrau sequer nessa escada lamacenta e corroída pelas paixões do eu.
Permaneça onde está, vá até a fonte e ao voltar sentirá o sol iluminando o seu rosto;
bem aí onde estás, prostado.
I am your morning
I am the morning.







'Look around
Where do you belong
Don't be afraid
You're not the only one

Life is short
So learn from your mistakes
And stand behind
The choices that you make

Face each day
With both eyes open wide
And try to give
Don't keep it all inside

You've got the future on your side
You're gonna be fine now
I know whatever you decide
You're gonna shine

Don't let the day go by
Don't let it end
Don't let a day go by in doubt
You're ready to begin
Don't let a day go by in doubt
The answer lies within '

Nenhum comentário: