Followers

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Eagleheart


Algumas pessoas acreditam no impossível, outras se prendem ao empírico, ao que pode ser provado por algum experimento baseado em conceitos. Algumas pessoas pensam ser possível atingir seus maiores sonhos, outras preferem suprimi-los por medo da desilusão ou pela covardia de buscá-los. Algumas pessoas preferem passar suas vidas de forma corriqueira, cuidando apenas de si e dos que a rodeiam, ou nem mesmo isso. Outras pessoas se dedicam de corpo e alma para abraçar o mundo. Algumas pessoas tem coração de serpente, outras tem um coração de águia.

De todas as aves, a que mais admiro é a águia. Ela é usada como símbolo dos que confiam em Deus. Representa coragem e resistência.

A águia é filha do sol. Desde pequena, aprendeu a sorvê-lo pelos olhos. Para ensinar essa lição, a mãe-águia segura o filhote em direção ao sol. Acostuma seus olhos ao resplendor solar. É por isso que as águias, desde pequenas, têm os olhos da cor do astro rei. E nós, humanos, o que fazemos com nossos filhos? Também, desde a mais tenra idade, ensinamo-los a sorverem a intensa luz do amor e da ternura, do apreço e da gratidão, da justiça e da solidariedade, da fé e da determinação, da humildade e da flexibilidade, da confiança, da alegria e da paz de espírito, da contribuição?

E assim como as águias temos pessoas, que embora não aladas, alçam vôo rompendo os céus e alcançando a providência divina de forma a servirem de canal direto para as realizações primordiais do reino dos céus entre nós. A quem foi dado o grande desígnio de Deus, que é fazer Seu nome conhecido pelos confins da Terra, senão a nós, servos mortais. Dessa forma encontramos no homem algo mais que matéria, sentimentos e sentidos. A subdivisão metafísica do ser entre corpo, alma e espírito tem tido a sua terça parte suprimida ou severamente mal utilizada nos tempos de hoje, sendo sufocada pela segunda, a alma. O termo hebraico para alma é né.fesh. Num sentido literal, exprime a idéia de um "ser que respira" e cuja vida é sustentada pelo sangue. Ou seja, é a camada que nos torna humanos, vivos e atuantes, mas não é a parte de nós que permite que nos assemelhemos com as águias. Mas o espírito o é.

Através da renovação do Espírito, do latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", é que somos capaz de receber o que nos cabe de herança celestial, facultando à ave atingir os céus, e os homens a realizarem o que se espera de nós por meio da Grande Comissão. Digo, muito além do que simplesmente pregar às pessoas, mas amá-las de tal forma que os males que envolvem o mundo como a serpente, que se escoem gradativamente até que a redenção seja plena. Um objetivo talvez muito ousado. Mas eu diria que ousado é um ser que não se abriga durante a tempestade, que nós busca refúgio diante de predadores, mas os combate, que não se intimida diante das alturas e busca o sol que reflete em seus olhos a determinação e a coragem de quem sabe o motivo pelo qual vive.

A decisão por tudo isso é uma escolha individual e inalienável. Cabe a cada um avaliar seu coração, sua motivação e alçar vôo. Os frutos colhidos dizem por si só. Os milagres atingidos produzem renovação e vida.

Meu objetivo ao escrever isso não é gerar um ímpeto de coragem e atitude que vai se perder no dia-a-dia, na apatia, que vai se perdendo a cada pequena derrota, a cada massante batalha. O que proponho com meus textos em geral é uma transformação genuína, que gere no interior de cada um, o questionamento que transforma convicções, objetivos, dogmas e aprendizados. Só experimentarão os tão falados frutos do espírito aqueles que através da consciência transformadora, se permitirem ser moldados pelo Criador, adquirindo gradativamente as qualidades de uma águia destemida. Não esperem pois um processo rápido ou indolor; pelo contrário. Mas a vida e a química nos mostram ser as transformações mais dolorosas, irreversíveis, com resultados mais consistentes e firmes. Não há como escapar do clichê do 8 ou 80 nesse caso. Ou se submete ao processo completo, ou é melhor que assuma sua real intenção e desnude seu interior diante de tudo e todos.

E nunca é demais dizer, sobretudo neste caso... palavras não são nada, atitudes sim.



The battle's over but the war still rages on!
Follow the flame that guide us home.


"Para que o mal triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados."
Edmund Burke





"All through the night he is lying awake
Wond'ring how much more can he take
Watching the walls where the shadows dance
Drifting away into a trance
And his eyes are blazing with fire

Dreams burnt to ashes so many times
Highest of mountains, still he climbs
Ready to fly, cause he just can't stay
Flame burning brighter with every day
And his eyes are blazing with fire
Longing for the deepest desire

Fever is burning in his veins
Determined with courage, breaking the chains
Back against the wall under blood red skies
Prepared to fight until he dies
And his eyes are blazing with fire
Longing for the deepest desire

Heart of an eagle
He flies through the rainbow
Into a new world and finds the sun
Spreading his wings
Above all the sorrows
The glory of Eagleheart"

Nenhum comentário: